Para artigos

A Revista de Iniciação Científica em Odontologia - RevICO é uma publicação científica dirigida à divulgação da produção acadêmica realizada na Mostra de Iniciação Científica em Odontologia (MICO),  no Encontro de Pós-Graduação em Odontologia (EPGO) e no Encontro Paraibano de Iniciação Científica em Odontologia (EPICO).

A RevICO convida à submissão de artigos originais, nas modalidades de Pesquisa Original (artigo completo) ou Relato de Caso Clínico. Todas as submissões deverão ser exclusivas à RevICO.

A submissão dos manuscritos, e de toda documentação relacionada, deve ser realizada exclusivamente pelo site: https://www.micoufpb.com/

O processo de avaliação do conteúdo científico do manuscrito será iniciado somente após o atendimento dos requisitos descritos nestas Instruções aos Autores. O manuscrito em desacordo com estes requisitos será devolvido ao autor de correspondência para adequações.

A RevICO adota o processo de revisão por pares e possui chamada semestral de artigos científicos, os quais serão apresentados na modalidade de Fórum Científico durante os encontros periódicos da Mostra de Iniciação Científica em Odontologia (MICO). Os artigos originais de pesquisa e caso cínico serão publicados em um número especial - suplemento, após apresentação do trabalho no evento.

Importante: Após ser aceito por seu mérito científico, todo manuscrito deverá ser submetido a uma revisão gramatical e estilística do idioma.

APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

O texto do manuscrito deverá estar redigido em Português e fornecido em arquivo digital compatível com o programa "Microsoft Word" (em formato DOC, DOCX ou RTF).

O texto deverá ser formatado na fonte Arial 11, espaçamento 1.5, Justificado, com margens 2.5 cm em todos os lados conforme arquivo disponível para download nessa página. O documento a ser submetido deverá ter a extensão de 8 a 10 páginas, respeitando-se a estrutura de seções descritas abaixo.

As figuras, tabelas e ilustrações deverão ser incluídas no corpo do texto do manuscrito, nos locais de preferência dos autores.

Na reprodução de documentação clínica, o uso de iniciais, nomes e/ou números de registro de pacientes são proibidos. A identificação de pacientes não é permitida. Um termo de consentimento esclarecido, assinado pelo paciente, quanto ao uso de sua imagem deverá ser fornecido pelo(s) autor(es), sempre que necessário. Ao reproduzir no manuscrito algum material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de Direitos Autorais deverá ser respeitada e a fonte citada.

As seções do manuscrito devem ser apresentadas observando-se as características específicas de cada tipo de artigo.

Para contribuições originais de pesquisa, são previstas as seguintes seções: Folha de Rosto (Title Page), Resumo/Abstract, Descritores, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências.

Para contribuições na forma de relato de caso clínico, são previstas as seguintes seções: Folha de Rosto (Title Page), Resumo/Abstract, Descritores, Introdução, Relato de Caso, Discussão, Conclusão, Agradecimentos.

Folha de rosto (Title Page; dados obrigatórios para todos tipos de manuscrito)

  • Título informativo e conciso (em Português e em Inglês), limitado a um máximo de 120 caracteres com espaços.
  • Nomes completos e por extenso de todos os autores, incluindo a afiliação (instituição de origem).
  • O número de autores deverá ser limitado a 6. No caso da autoria de estudantes, sempre deverá ser indicado ao menos um professor orientador responsável pela divulgação nos aspectos éticos e legais.
  • Entre os autores, deverá ser indicado um autor para correspondência, o qual deverá indicar número de telefone e endereço completo para contato. Sugere-se a correspondência seja atribuída ao professor/orientador ou pesquisador formado.
  • Observação: Dados de afiliação institucional/profissional de todos os autores devem incluir o nome da Universidade (ou outra instituição), faculdade/curso, departamento, cidade, estado e país.

Resumo/Abstract: Fornecido nos idiomas Português e Inglês. Deve ser apresentado na forma de um parágrafo único estruturado, se modo a conter Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Nas modalidades de Relato de caso clínico, incluir Introdução, Relato de caso e Conclusões. O nome das seções deverá ser incluído do texto. O limite de palavras para o Resumo e Abstract é de 250.

Descritores: devem ser fornecidos de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais, escolhidos dentre os descritores cadastrados em https://decs.bvs.br/ ou https://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html (não serão aceitos sinônimos).

Texto Principal

Introdução: Deve apresentar o estado da arte do assunto pesquisado, a relevância do estudo e sua relação com outros trabalhos publicados na mesma linha de pesquisa ou área, identificando suas limitações e possíveis vieses. O objetivo do estudo deve ser apresentado concisamente ao final dessa seção. Sugere-se a extensão de 4 a 6 parágrafos (1 página).

Metodologia (Apenas para Pesquisa): Devem ser fornecidas todas as características do material pertinente ao assunto da pesquisa (ex.: considerações éticas, delineamento geral do estudo, amostragem, forma de coleta de dados e de análise de dados). Os métodos experimentais, analíticos e estatísticos devem ser descritos de forma concisa, porém suficientemente detalhada para permitir que outros possam repetir o trabalho. Os dados de fabricantes ou fornecedores de produtos, equipamentos, ou softwares devem ser explicitados na primeira menção feita nesta seção, como segue: nome do fabricante, cidade e país. Os programas de computador e métodos estatísticos também devem ser especificados. A menos que o objetivo do trabalho seja comparar produtos ou sistemas específicos, os nomes comerciais de técnicas, bem como de produtos ou equipamentos científicos ou clínicos só devem ser citados nas seções de "Metodologia" e "Agradecimentos", de acordo com o caso. No restante do manuscrito, inclusive no título, devem ser utilizados os nomes genéricos. Nos manuscritos que envolvam radiografias, microrradiografias ou imagens de MEV, devem ser incluídas as seguintes informações: fonte de radiação, filtros e níveis de kV utilizados. Os manuscritos que relatem estudos em humanos devem incluir comprovação de que a pesquisa foi conduzida eticamente de acordo com a regulamentação Brasileira de pesquisa com seres humanos e com a Declaração de Helsinki (World Medical Association, https://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/). O número de protocolo de aprovação emitido por um Comitê Institucional de Ética deve ser citado.

Manuscritos que relatem a realização de estudos em animais devem também incluir comprovação de que a pesquisa foi conduzida de maneira ética, e o número de protocolo de aprovação emitido por um Comitê Institucional de Ética deve ser citado.

Resultados (Apenas para Pesquisa): Devem ser apresentados na mesma ordem em que o experimento foi realizado, conforme descrito na seção "Metodologia". Os resultados mais significativos devem ser descritos. Texto, tabelas e figuras não devem ser repetitivos. Os resultados com significância estatística devem vir acompanhados dos respectivos valores de p.

Relato de Caso (Apenas para Casos Clínicos): Deve apresentar todos os passos inerentes à condução de um (ou mais) caso(s) clínico(s), incluindo o diagnóstico inicial, a descrição dos procedimentos realizados e os desfechos observados. O texto deve descrever suficientemente os procedimentos, técnicas, materiais e condutas adotadas sem que as informações das legendas das ilustrações sejam repetidas. Deve-se preservar a identidade do paciente e informar o uso de termo de consentimento livre e esclarecido. Sugere-se a extensão máxima de 2 páginas.

Tabelas e Figuras: Devem ser numeradas e citadas consecutivamente no texto principal, em algarismos arábicos.

Figuras: Todas as ilustrações do texto (exceto tabelas) recebem o nome de figura, sendo numeradas consecutivamente em números arábicos. Fotografias, micrografias, gráficos, desenhos, esquemas e radiografias devem ter uma largura mínima de 10 cm, resolução mínima de 300 dpi, e devem ser fornecidas em formato JPEG. As legendas devem ser inseridas após cada uma das ilustrações.

Discussão: Deve discutir os resultados do estudo em relação aos achados do trabalho e à literatura pertinente. Deve descrever as semelhanças e as diferenças do estudo em relação aos outros estudos correlatos encontrados na literatura, e fornecer explicações para as possíveis diferenças encontradas. Deve também identificar as limitações do estudo e fazer sugestões para pesquisas futuras. Sugere-se a extensão de 2 páginas

Conclusões: Devem ser apresentadas concisamente e estar estritamente fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa. O detalhamento dos resultados, incluindo valores numéricos etc., não deve ser repetido.

Agradecimentos: As contribuições de colegas (por assistência técnica, comentários críticos etc.) devem ser informadas, e qualquer vinculação de autores com firmas comerciais deve ser revelada. Esta seção deve descrever a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa, incluindo os respectivos números de processo.

Referências: Só serão aceitas como referências as publicações em periódicos revisados por pares. Não serão aceitos como referências manuscritos em processo de redação, dissertações, teses, ou resumos apresentados em congressos. Devem ser evitadas referências a livros.

As citações de referências devem ser identificadas no texto no formato Numérico. A lista completa de referências deve vir após a seção de "Agradecimentos", e as referências devem ser numeradas na ordem que aparecem no Artigo. A correta apresentação das referências é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Grafia de termos científicos: nomes científicos (binômios de nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica) devem ser escritos por extenso, bem como os nomes de compostos e elementos químicos, na primeira menção no texto principal.

Unidades de medida: devem ser apresentadas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (https://www.bipm.org ou https://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp).

Notas de rodapé no texto principal: devem ser indicadas por meio de asteriscos e restritas ao mínimo indispensável.


CARACTERÍSTICAS E FORMATAÇÃO DOS TIPOS DE MANUSCRITOS

Pesquisa Original

Devem ser limitados a 10 páginas (considerando-se Titlepage, Resumo/Abstact, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências, Tabelas, e Figuras com respectivas legendas). Será aceito um máximo de 6 (seis) Tabelas e/ou Figuras e 20 (vinte) referências. O resumo deve conter, no máximo, 250 palavras.

Formatação - Arquivos de Texto

  • Folha de rosto (Title Page)
  • Resumo e Abstract - máximo de 250 palavras
  • Descritores - de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências - máximo de 20 referências

Relato de Caso Clínico

Devem ser limitados a 10 páginas (considerando-se Titlepage, Resumo/Abstact, Introdução, Relato do Caso, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências). As figuras com respectivas legendas deverão vir no corpo do texto, nos locais de preferência para os autores. Será aceito um máximo de 6 (seis) Figuras e 20 (vinte) referências. O resumo deve conter, no máximo, 250 palavras.

Formatação - Arquivos de Texto

  • Folha de rosto (Title Page - identificação dos autores)
  • Resumo e Abstract - máximo de 250 palavras
  • Descritores - de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais
  • Introdução
  • Relato de Caso
  • Discussão
  • Conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências - máximo de 20 referências

TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÕES DE RESPONSABILIDADE

O manuscrito submetido para publicação deve ser acompanhado do Termo de Transferência de Direitos Autorais e Declarações de Responsabilidade, de preenchimento obrigatório.Artigos cuja autoria principal seja de um aluno de iniciação científica devem sempre conter um professor orientador. Faça o download do termo:

"CHECKLIST" PARA SUBMISSÃO INICIAL

  • Arquivo no formato indicado, conforme disponível para download nessa página (Manuscrito, incluindo tabelas e ilustrações), em formato DOC ou DOCX.
  • Declaração de Transferência de Direitos Autorais
  • Declaração de Responsabilidade e Conflito de Interesses.
  • Declaração de Comitê de Ética em Pesquisa ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.


EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

Periódicos

Goracci C, Tavares AU, Fabianelli A, Monticelli F, Raffaelli O, Cardoso PC, et al. The adhesionbetweenfiber posts and root canal walls: comparisonbetweenmicrotensileandpush-out bondstrengthmeasurements. Eur J Oral Sci. 2004;112(4):353-361.

Bhutta ZA, Darmstadt GL, Hasan BS, Haws RA. Community-basedinterventions for improving perinatal and neonatal healthoutcomes in developing countries: a reviewoftheevidence. Pediatrics. 2005;115(2 Suppl):519-617.

Pucca Junior GA, Lucena EHG, Cawahisa PT. Financingnationalpolicyon oral health in Brazil in thecontextoftheUnified Health System. Braz Oral Res. 2010 Aug;24 SpecIss 1:26-32.

Livros
Stedman TL. Stedman's medical dictionary: a vocabularyof medicine and its alliedsciences, withpronunciationsandderivations. 20th ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1961. 259 p.

Websites
Cancer-Pain.org [homepage onthe Internet]. New York: AssociationofCancer Online Resources, Inc.; c2000. Available from: https://www.cancer-pain.org/.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage]. Brasília (DF): Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2010. Available from: https://www.ibge.gov.br/home/default.php.

World Health Organization [homepage]. Geneva: World Health Organization; 2011. Available from: https://www.who.int/en/

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

Após a submissão do manuscrito, uma comissão responsável atribuirá uma avaliação preliminar de no mínimo, dois revisores independentes e com experiência na área, que julgarão a categoria em que o manuscrito se enquadra, podendo ser estas: aceito, aceito com modificações a ser feitas, ou recusado, este processo poderá durar até 7 dias após submissão.

Em seguida os autores que necessitarão de modificações no manuscrito terão um prazo de 5 dias para atender às recomendações solicitadas. No caso do não atendimento às recomendações, o artigo não será aceito para publicação. A segunda rodada de correções poderá ser estabelecida pela equipe editorial de modo a adequar a qualidade do manuscrito para publicação. Recomendações adicionais durante a apresentação oral dos artigos poderão ser feitas por uma comissão julgadora, o que condicionará a publicação do manuscrito no RevICO.

Caso o manuscrito não for corretamente corrigido como solicitado pela comissão editoral, este poderá ser alocado para a categoria painel científico, não estando passível de reembolso.